Rua Dr. Manuel de Arriaga, 5A 8000-334, Portugal - Algarve

Aparelhos Dentários

Tipos de aparelhos dentários: tudo o que precisa de saber

A utilização de aparelhos dentários para correção do sorriso e da oclusão pode ser feita, mesmo em adultos, de forma bastante previsível e estável.

O impacto de uma dentição apinhada atinge os pacientes tanto na autoestima como também na função mastigatória, trazendo muitos pacientes, de todas as idades, aos nossos consultórios diariamente. 

A correção do sorriso desalinhado pode ser feita em qualquer altura e de várias formas, isto porque existem vários tipos de aparelhos dentários, que se adequam a cada paciente, de acordo com as suas necessidades, ideiais e objetivos. Que tal conhecer o aparelho dentário que seria ideal para si?

O que é e para que serve um aparelho dentário?

O aparelho dentário ou aparelho ortodôntico é utilizado na Medicina Dentária como um dispositivo que atua na correção do posicionamento dos dentes apinhados.

Em um tratamento ortodôntico, o aparelho dentário tem a capacidade de corrigir vários problemas orais:

  • Rotações e apinhamento dentário: quando existe algum dente torto ou fora de posição.
  • Diastemas: são espaços que podem surgir entre os nossos dentes. Podem ser fechados com a colocação do aparelho, mas é necessário avaliar por que razão existem. Se for por falta de proporção, no final do tratamento ortodôntico é necessário recorrer a outro tratamento, como facetas ou restauração estética.
  • Dentes projetados: acontece quando os dentes, superiores ou inferiores, estão projetados em relação ao outro maxilar. Para além de grande impacto estético, este problema pode causar nos pacientes muita dificuldade na mastigação e corte dos alimentos.
  • Mordida aberta: existe quando os dentes do maxilar superior não conseguem contactar com os do maxilar inferior, não conseguem ocluir.
  • Mordida cruzada: Acontece quando os dentes do maxilar superior encaixam por dentro dos do maxilar inferior.
  • Pré-reabilitação: Quando se remove um dente e não se coloca implante de imediato, esse espaço vai sendo ocupado pelos dentes adjacentes, que vão inclinando. A desinclinação, para ser possível a reabilitação do espaço edêntulo, necessita ser feita com aparelho ortodôntico que pode ser colocado apenas parcialmente na zona que queremos corrigir.

Para as diferentes necessidades de cada paciente, existem diversos tipos de aparelhos dentários, que se dividem em dois grandes grupos: Os Aparelhos Dentários Fixos e os Removíveis.

Tipos de Aparelhos Dentários:

Aparelhos dentários fixos

Aparelho Dentário Fixo Metálico:

São os mais conhecidos de todos os aparelhos dentários e os que habitualmente associamos a um tratamento ortodôntico. No tratamento ortodôntico com este tipo de aparelho, o médico dentista ortodontista utiliza uma série de acessórios como bandas e brackets para garantir a movimentação dentária. Vantagens: Mais económico quando comparado com as outras soluções; Resultados bastante previsíveis. Desvantagens: Pode causar desconforto nos dias após a sua colocação;

Aparelhos ortodônticos autoligados

Aparelhos ortodônticos autoligados

A diferença entre os aparelhos convencionais e os autoligados está no atrito. O bracket autoligado provoca menos atrito e consegue fazer a movimentação dentária de maneira mais suave. Por ter os arcos ligados diretamente aos brackets, não recorre à utilização das ‘borrachinhas’. Vantagens: Não são necessárias tantas visitas ao Médico Dentista. Desvantagens: Mais caros do que os convencionais.

Aparelho Dentário Fixo Estético

Aparelhos ortodônticos de cerâmica ou safira:

Aparelhos ortodônticos de cerâmica ou safira: São muito semelhantes aos aparelhos metálicos convencionais em termos de funcionamento, com a diferença de serem muito mais discretos. Este tipo de aparelhos fixos é feito num material semelhante à cor do nosso dente e, portanto, consegue ficar bastante mais subtil. Vantagens: Estéticos e muito discretos. Desvantagens: Mais caros que os convencionais.

Aparelhos dentários removíveis

Aparelhos ortopédicos

Aparelhos ortopédicos São usados em crianças, durante a fase de crescimento facial, e trabalham a componente da ortopedia funcional dos maxilares. A utilização de aparelhos ortopédicos é uma solução eficaz, fisiológica e estável para os mais jovens. Estes aparelhos atuam durante o crescimento, permitindo estimular o desenvolvimento dos maxilares e o correto posicionamento dentário, evitando o agravamento de problemas existentes.

Alinhadores

os alinhadores são bastante finos, transparentes e encaixam no dente com alguma pressão. Essa pressão vai movimentando o dente suavemente para a posição final pretendida. Por ser uma solução muito discreta e estética – fazendo com que ninguém perceba que está a usar aparelho ortodôntico – é cada vez mais uma solução desejada pelos pacientes, melhorando a imagem e aumentando a autoestima. Um tratamento é composto por vários alinhadores. Quanto mais complexo é o caso, mais alinhadores são necessários para concluir o tratamento de forma eficaz.

Ortodontia lingual

Na ortodontia lingual, recorre-se a brackets prototipados, que são feitos à medida do dente de cada paciente, e que, em vez de serem colocados na face externa do dente, são aderidos na face interna, na face que está voltada para a língua. Estes brackets são bastante arredondados, com uma espessura bastante reduzida, de forma a não interferir na dicção e não magoar a língua. Passam completamente despercebidos e ninguém nota que está a usar aparelho ortodôntico. Vantagens: Muito discreto e confortável. Desvantagens: Preço mais elevado.

Agende já o seu atendimento.

Natália Faleiros - Doctoralia.com.pt