Rua Dr. Manuel de Arriaga, 5A 8000-334, Portugal - Algarve

Branqueamento Dentário

O que é Branqueamento Dentário?

branqueamento dentário é um dos procedimentos a que recorremos com frequência uma vez que é um tratamento cada vez mais procurado por parte dos pacientes junto dos profissionais de saúde oral. Um sorriso com dentes brancos nos dias de hoje, não só significa uma melhoria na saúde oral de cada um de nós, como aumenta a autoconfiança e a autoestima que temos pela nossa imagem.

Escurecimento dos Dentes

Com a idade os nossos dentes, de forma natural, tendem a escurecer. No entanto as principais causas do escurecimento dentário ainda se devem a hábitos alimentares: tais como o consumo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto, etc. Hábitos tabágicos também são uma das principais causas de escurecimento dentário assim como uma higiene oral insuficiente. Dentes que nascem já com uma cor demasiado escura (amarelo-acinzentado) ainda têm como principal causa o uso de antibióticos (tetraciclinas) durante a formação dentária: pós-nascimento até uma idade de cerca de 12 anos.

Causa do Escurecimento dos Dentes

A identificação da causa do escurecimento dentário é fundamental para que se possa eleger a técnica mais adequada a cada caso. Os dentes podem ter manchas internas e externas. As externas são removidas de forma eficaz através de uma higienização realizada por um profissional de saúde oral. No entanto, as manchas internas apenas são removidas através do procedimento de branqueamento dentário.

É possível branquear os meus dentes de forma segura e eficaz sem qualquer tipo de sensibilidade ou dor?

O Branqueamento Dentário é dos tratamentos estéticos cada vez mais procurado por partes dos nossos pacientes, razões sociais e profissionais levam os pacientes a investirem cada vez mais num sorriso com dentes saudáveis e mais brancos, aumentando a sua autoestima e autoconfiança.

A aceitação, por parte dos profissionais da saúde oral, de que as técnicas mais recentes de branqueamento dentário são totalmente seguras e não oferecem qualquer risco para o paciente, durante e após a realização do mesmo, o branqueamento dentário torna-se assim um tratamento com grande aceitação por parte dos nossos pacientes.

A realização de uma avaliação exaustiva do estado de saúde oral no que toca ao diagnóstico de cáries dentárias, restaurações/obturações e problemas gengivais, são imprescindíveis para a realização de um tratamento de branqueamento dentário com a máxima eficiência e total segurança sem provocar qualquer tipo de dor e/ ou sensibilidade durante e pós-tratamento.

A identificação da causa do escurecimento dentário é fundamental para que se possa eleger qual a técnica de branqueamento dentário mais adequada a realizar, com fim a obter resultados mais rápidos e eficazes, além de permitir a manutenção da cor dos dentes o mais tempo possível, com uma duração média de 2 anos sem necessidade de nova intervenção, aumentando assim a satisfação dos pacientes.

Técnicas de Branqueamento Dentário

Os profissionais do CMD dispõem das mais recentes técnicas de branqueamento dentário assim como os mais recentes formatos de agentes branqueadores. A utilização de LASER com fim a maximizar o efeito dos agentes branqueadores, diminuindo assim o tempo de contacto destes com os dentes, leva a um resultado mais rápido, eficaz e sem quaisquer consequências à integridade do esmalte dentário e gengivas, tornando assim o branqueamento dentário um tratamento eficaz e sem qualquer tipo de dor durante e pós-tratamento.

Práticas para o Sucesso do Tratamento

tratamento de branqueamento dentário não é um tratamento definitivo. A moderação de alguns hábitos alimentares são fundamentais para o sucesso do tratamento. Destacam-se o consumo de bebidas muito pigmentadas (café, chá, vinho tinto, etc.), e hábitos tabágicos (que é uma das principais causas do escurecimento dentário). Uma higiene oral correta com o uso de um dentífrico específico acompanhado de um controlo semestral por parte de um profissional é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os procedimentos pós-tratamento?

Após o tratamento de branqueamento dentário, ou durante o tratamento caso seja necessário mais do que uma sessão, é fundamental a participação do paciente, no que toca a uma correta higiene oral. A diminuição do consumo de alimentos ricos em corantes (café, chá, vinho tinto, ketchup) e a diminuição da frequência de hábitos tabágicos, são fundamentais para evitar um retrocesso do tratamento.

tratamento de branqueamento dentário não é definitivo, no entanto com as técnicas e meios utilizados por nós, permite-nos manter dentes mais brancos cada vez mais tempo, com uma duração média de 2 anos até novo procedimento.

Quais as técnicas mais utilizadas?

  • O branqueamento dentário atua dentro da estrutura dentária e não implica o enfraquecimento nem do esmalte nem da parte interna do dente.

  • Qualquer branqueamento que se realize implica uma observação no que toca ao diagnóstico de cáries dentárias, situação da saúde gengival, dentes tratados/obturados e uso de próteses fixas, de forma a planear o branqueamento com total segurança e qualidade.

  • Hoje em dia podemos branquear os dentes em apenas uma consulta, recorrendo às técnicas mais avançadas, dependendo do grau de escurecimento dos dentes. O uso de agentes branqueadores em forma de gel, que em contacto com os dentes e ativados por intermédio de um LASER específico, levam a um branqueamento mais rápido, eficaz e com total segurança para dentes e gengivas, além de não implicar qualquer sensibilidade e/ou dor durante e pós-tratamento.

  • Para uma maximização do tratamento de branqueamento dentário, e devido à tonalidade da cor escura dos dentes, pode ser necessário complementar o tratamento com o uso de técnicas de branqueamento que impliquem a participação do paciente em casa, com o uso de moldeiras confecionadas para o efeito, além da realização de mais do que uma sessão de branqueamento no consultório.

Agende já o seu atendimento.

Natália Faleiros - Doctoralia.com.pt